Conheça a Rádio

Papa recebe príncipe Charles e sua esposa no Vaticano

Terra

O papa Francisco recebeu nesta terça-feira no Vaticano o príncipe Charles e sua esposa Camila, duquesa da Cornualha, no que foi o primeiro encontro entre o príncipe de Gales e o pontífice.

A embaixada do Reino Unido perante a Santa Sé explicou em comunicado que o encontro aconteceu durante a tarde na Sala Paulo XVI do Vaticano, e representa a quarta visita do príncipe Charles à sede da Igreja Católica.

O conteúdo das conversas não foi comunicado de forma oficial, mas houve uma troca de presentes: o papa Francisco entregou a Charles e Camila uma representação em bronze de um ramo de oliveira.

Por sua vez, o príncipe de Gales e sua esposa presentearam Jorge Bergoglio com uma cesta de alimentos da Real Fazenda de Highgrove, que será doada aos mais necessitados.

Após o encontro com o papa, o príncipe Charles se reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

Charles e Camila também visitaram o Arquivo Secreto e a Biblioteca do Vaticano, onde admiraram alguns dos documentos históricos de grande valor que fazem parte das coleções da Santa Sé.

Além disso, o príncipe Charles conheceu membros da comunidade britânica que trabalham na Santa Sé durante uma pequena recepção que aconteceu no Colégio Britânico.

O príncipe de Gales está em visita privada na Itália ao lado de sua esposa desde a última sexta-feira e amanhã os dois serão recebidos pelo primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, antes de seguirem viagem para a Áustria, onde permanecerão até o dia 6 de abril.


Mais de 75% dos municípios de MT já aderiram ao Pró-família

A coordenação do programa Pró-família, lançado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) no dia 16 de março, informa que 111 dos 141 municípios mato-grossenses já assinaram o termo de adesão ao programa, o que representa 75% dos municípios. O prazo para adesão se encerra no próximo dia 10 de abril.

Para chegar até a população que mais precisa é necessário que os municípios firmem parceria por meio de um Termo de Cooperação com a Setas. Os municípios são considerados parceiros da iniciativa do Governo do Estado ao assinar o Termo de Cooperação. A contrapartida da Prefeitura é a cessão dos agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atuar em campo.

O cronograma estabelece que o Pró-Família inicie o atendimento as famílias no mês de junho. Serão beneficiadas 35 mil famílias pobres, extremamente pobres, em risco ou vulnerabilidade social em Mato Grosso. 

Araguainha, o menor município de Mato Grosso, já firmou o termo de cooperação. O prefeito da cidade, Silvio José Moraes Filho, está confiante. “Araguainha é pequena e temos muitas dificuldades, principalmente na captação de recursos. Então, esse programa vem na hora certa. Além de transferir renda para a nossa população carente, vamos conseguir inserir nossa população nos cursos de qualificação e aumentar a capacidade produtiva de nossos moradores”, disse o prefeito.

O titular da Setas, Max Russi, destacou o papel dos chefes de Executivo Municipal no desenvolvimento do Programa Pró-Família. “Os prefeitos serão os grandes responsáveis em criar estratégias dentro de suas cidades. Como verificar o perfil de qualificação necessária para as pessoas assistidas pelo programa”, avaliou o titular da Setas.

Divisão dos municípios

A coordenadora do Pró-Família Mônica Camolezi, conta que os municípios do Estado foram divididos em cinco grupos de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo é fazer com que todos se aproximem das médias estadual e nacional do índice, 0,725 e 0,727, respectivamente.

O Grupo Especial é o prioritário para a implantação do Pró-Família e reúne 20 municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, a média está entre em 0,538 a 0,650. Em um primeiro momento, serão atendidas 5.877 famílias distribuídas nesses municípios, e maioria dos gestores dessa faixa já aderiu ao Programa.

O Grupo 1 é composto por 37 municípios e 6.484 famílias, a média do IDH está entre 0,651 a 0,661. O Grupo 2 é composto por 35 municípios e 6.485 famílias que serão beneficiadas pelo Programa e a média do índice está entre 0,689 e 0,699. Já a média do Grupo 3 está entre, 0,701 e 0,734, ele é composto por 37 municípios, e 6.376 famílias. Nesse Grupo, sete municípios apresentam IDH igual ou maior que a média estadual.

No Grupo 4, estão 12 municípios, sendo nove municípios com a maior faixa populacional de Mato Grosso. A perspectiva de atender nesse primeiro momento 5.465 famílias. A média de IDH desse grupo está entre 0,735 e 0,785.

Pró-Família

O Programa Pró-Família, desenvolvido e coordenado pela Setas terá o custo global de R$ 60 milhões, em recursos do próprio Estado, para atender 35 mil famílias nos 141 municípios. O objetivo do Pró-Família é promover a inclusão social de famílias pobres e vulneráveis.

Elas receberão o atendimento multidisciplinar que engloba: saúde, educação, qualificação profissional e o Cartão Pró-Família, com a transferência mensal de R$ 100,00, para compra exclusiva de alimentos. O cartão passa a ser utilizado a partir de junho desse ano.

Nesses meses que antecedem o atendimento, ocorre a estruturação do Programa e formação das equipes, composta por gestores, técnicos da assistência social e agentes de saúde. Os agentes em campo receberão kit de trabalho (boné, camiseta, bolsa e protetor solar), que estão em fase de licitação, tal qual a empresa que administrará os cartões Pró-Família.


Detran suspende 346 CNHs em Mato Grosso

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) publicou no Diário Oficial, que circulou ontem, uma lista com nomes de 346 condutores de veículos que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por atingirem a pontuação máxima em virtude de infrações de trânsito. A publicação dos nomes está disponível na edição entre as páginas 40 e 45.

A divulgação dos nomes dos infratores de trânsito está amparada na legislação de trânsito e no artigo 26, parágrafo 4º, da Lei Federal 9.784/1999, que permite a publicação por conta das tentativas de notificar o infrator por meio de notificação via postal.

Condutores que estiverem na lista precisam entregar a CNH na sede do Detran, no bairro Paiaguás, Cuiabá, ou qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Mato Grosso, no prazo de 48 horas, contados da publicação do edital.

O início do cumprimento da penalidade somente se dará com a entrega da CNH. Depois de recolhida a carteira só é devolvida ao motorista após cumprido o prazo de suspensão do direito de dirigir e mediante a comprovação de realização da prova e curso de reciclagem.

A publicação ressalta que violar a suspensão do direito de dirigir é crime de trânsito, punido com pena de detenção de seis meses a um ano e multa, com nova imposição adicional de idêntico prazo de suspensão, conforme artigo 307 do Código de Trânsito Brasileiro.

Em outra publicação, o Detran divulga os nomes de 183 condutores que são alvos de instauração de Processo Administrativo que podem resultar na suspensão do direito de dirigir em decorrência de cometimento de infração de trânsito cuja somatória de pontos alcançou o número de 20 pontos no período de 12 meses, ou pelo cometimento de infração de trânsito que tenha como penalidade a suspensão do direito de dirigir. Mas neste caso dá tempo de apresentar defesa.


MEC divulga resultado do Sisu nesta segunda-feira

Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (30) o resultado do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Ao todo, são oferecidas 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais.

O prazo para inscrição, que terminaria na sexta-feira, foi prorrogado até este domingo, após muitos estudantes encontrarem problemas para acessar a plataforma.

 O Sisu seleciona candidatos de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. Puderam se inscrever todos os estudantes que fizeram o Enem em 2016 e não zeraram a redação.

 O período de matrícula para os estudantes aprovados pelo Sisu ficará aberto entre os dias 3 e 7 de fevereiro. O prazo para inscrições na lista de espera começa nesta segunda-feira e vai até o dia 10 de fevereiro.


Atleta de ciclismo é assassinado a tiros durante assalto em Mato Grosso

Um jovem de 21 anos foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (10) em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Lucas Jhones Rossi de Almeida. Lucas competia em provas estaduais de ciclismo, segundo informação da Federação Mato-grossense de Ciclismo.

Lucas foi assassinado a tiros na Rua das Flores, no Bairro Vila Clarion, por volta de 22h30 [horário de Mato Grosso]. Moradores ouviram disparos na região e encontraram o atleta ferido. Ele teria sido vítima de um assalto. O rapaz teve a motocicleta levada por criminosos. Os assaltantes fugiram e não foram identificados até o momento.

Conforme a polícia, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local e fez o atendimento. Porém, Lucas morreu durante o socorro enquanto estava na ambulância. Policiais militares encontraram a motocicleta do jovem abandonada no Bairro Dom Oscar Romero.

Ainda no local do latrocínio os policiais localizaram cápsulas deflagradas da arma usada no crime.

De acordo com a Federação Mato-grossense de Ciclismo, Lucas competiu nacionalmente entre 2012, 2013 e 2014. No ano de 2015 o atleta parou de participar das competições por falta de patrocínio. O ciclista tinha voltado às competições estaduais no ano passado e participado de provas em Rondonópolis e Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá, e cidades da região sul do estado.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo